quarta-feira, 1 de abril de 2009

Breve História do Linux

Breve História do Linux

O kernel Linux foi originalmente escrito por Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, e posteriormente desenvolvido com a ajuda de vários programadores voluntários por meio da Usenet em 1991.

Torvalds começou o desenvolvimento do kernel como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Inicialmente, Torvalds disponibilizou o Linux sob uma licença que proibia qualquer uso comercial. Posteriormente foi adotada a Licença Pública Geral GNU.

No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer praticamente todos os periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.


Distribuicoes mais conhecidas atualmente:

- Debian;
- Ubuntu(debian);
- OpenSuSe;
- Red Hat;
- Fedora(Red Hat);
- Mandriva (Red Hat);
- Slackware.

No Brasil: Conectiva (atualmente distribuidor Mandriva) e o Kurumin (descontinuado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário